05/05/2009
Documentário sobre Simonal será exibido nos EUA
São Paulo, 05 de Maio de 2009 - O documentário "Simonal, ninguém sabe o duro que dei", sobre a vida do cantor Wilson Simonal, vai estrear dia 15 de maio no Brasil e será exibido dia 17 de maio no Festival Reel Time Brazil, em Washington, nos EUA, como evento promovido pela Embaixada do Brasil naquele país. O documentário é tem a direção de Claudio Manoel (Casseta & Planeta), Micael Langer e Calvito Leal.
No Brasil, o filme será exibido no Studio SP, na Rua Augusta, 591, no Centro da Capital paulista. A pré-estreia acontece nesta terça-feira, 05/05.
Wilson Simonal faleceu no ano 2000, aos 61 anos. Leia a sinopse do filme: ""História da ascensão e queda de Wilson Simonal (1939-2000), cantor que conseguiu status de estrela numa época em que no Brasil isso era raridade para artistas negros. De origem humilde, ele ganhou destaque na televisão nos anos de 1960, rivalizando com o domínio de Roberto Carlos e outros ídolos da Jovem Guarda. No auge da fama, dividiu o palco com a cantora Sarah Vaughan, em visita ao Brasil. Acompanhou a seleção brasileira ao México na conquista do tricampeonato, em 1970, e até arriscou a reflexão política sobre a negritude, na canção "Tributo a Martin Luther King", composta em parceria com Ronaldo Bôscoli. Um incidente nunca esclarecido, envolvendo agentes do DOPS e um ex-empregado seu, lançaram sobre ele um processo criminal e a suspeita de que fosse delator para as forças de repressão."