27/02/2007
EMI pára negociação sobre música sem DRM
São Paulo, 26 de fevereiro - A Gravadora EMI interrompeu temporariamente as negociações com varejistas online de músicas, como a Apple e iTunes e outras gigantes do mercado eletrônico, que discutiam a possibilidade de retirar das faixas o esquema de proteção contra cópias DRM, segundo informações divulgadas pela agência Bloomberg.
As negociações foram interrompidas, de acordo executivos envolvidos nas conversações, porque não se pôde chegar a um acordo sobre o valor que os varejistas pagariam antecipadamente à gravadora, como compensação de risco.
Segundo as fontes ouvidas, as vendas de CDs patinaram no ano passado, o que reforçou a impressão de que as gravadoras estariam dispostas a validar o acordo, cujo anúncio estava programado para 9 de fevereiro. Segundo analistas, o malogro das negociações foi um passo atrás.
Um dos motivos da interrupção é o fato de a Warner Music manter seu interesse em comprar a EMI. O principal executivo da Warner, Edgar Bronfman, é contra a oferta de música sem a tecnologia DRM.