26/06/2007
Grupo Carioca registra inéditas de bambas
São Paulo, 26 de junho - O quarteto carioca É com Esse que Eu Vou dá grande contribuição ao repertório do samba com seu primeiro CD, `Samba do Baú'. O disco apresenta 12 inéditas de autoria de bambas como Cartola (1908/1980) e Nelson Cavaquinho (1911/1986).
O repertório foi reunido em quase dois anos de pesquisa. O material colhido pelo grupo, formado em 2003, rendeu centenas de sambas garimpados nos baús e nas memórias de mestres como Délcio Carvalho, Elton Medeiros e Wilson Moreira.
De Cartola, por exemplo, o grupo É com Esse que Eu Vou apresenta `Hoje sem Querer', samba de quadra composto em 1966 com Babaú da Mangueira (1914/1993). O único registro do samba tinha sido feito em fita cassete pelo próprio Babau.
De Nelson Cavaquinho, há a pérola `Se Eu Bebo', em que o compositor celebra o prazer do álcool. O samba veio da memória de Délcio Carvalho, autor, aliás, do tema mais belo do disco, `Jardim das Oliveiras', feito em tributo à escola Império Serrano e ao compositor Silas de Oliveira (1916/1972).
O valor documental do CD já seria alto somente se registrasse a única parceria de Paulinho da Viola, Elton Medeiros e Mauro Duarte (1930/1989), `O Mundo É Mesmo Assim', samba feito para um filme e logo caído no esquecimento.
Foi Elton que revelou ao grupo a existência de `Coisa com Coisa', samba inédito em que Zé Kéti (1921/1999) se despe da pele de malandro para encarnar o amante manipulado pela mulher interesseira.
Formado por Tiago Machado (cavaquinho), Pedro Moraes (voz), Rodrigo la Rosa (percussão) e Júlio Braga (percussão), o grupo É com Esse que Eu Vou registra as jóias do baú com direção musical e arranjos de Afonso Machado, integrante do grupo carioca Galo Preto, referência no mundo do choro e do samba.
`Samba do Baú' tem participação de Nelson Sargento (`O Destino Não É Restaurador'), entre outros bambas. É álbum para ser ouvido com atenção pelo valioso trabalho de pesquisa. Segundo noticiou o site Terra.