28/08/2007
Imperador do Ipiranga não desfilará com plumas naturais
São Paulo, 28 de agosto - A escola Imperador do Ipiranga, que disputa o grupo de acesso no carnaval de São Paulo, pretende subir para o grupo especial com um desfile ecológico. A idéia é não utilizar qualquer material que cause sofrimentos a animais. Na lista de materiais proibidos estão as famosas plumas e penas de pavão.
A idéia surgiu na pesquisa do enredo, que fala sobre a biodiversidade. A escola se uniu a uma ONG, que decidiu participar do carnaval da Imperador com uma condição: que o desfile fosse feito sem a presença de nenhuma pluma natural.
Foram usados quase 100 mil plumas, de pavão, no desfile de 2007. Para o carnaval de 2008, as plumas estão sendo substituídas por tecido desfiado e as penas que representam a crista de uma arara em um dos carros são feitas de tecido pintado à mão.
As plumas artificiais têm várias vantagens sobre as naturais. Além de serem ecologicamente corretas, elas não se desfazem com a chuva e economizam quase 50% do orçamento se comparado com o carnaval do deste ano. (SPTV)