16/11/2007
Lançamento de bloco afro comemora Dia da Consciência Negra
São Paulo, 16 de novembro - O Dia Nacional da Consciência Negra será comemorado nesta segunda-feira ( 19.11), a partir das 18 horas, no espaço Cultural Cronos, MT, com o lançamento do bloco afro Tripegada. O Espaço Cultural Cronos fica na avenida Roma, 8, Jardim Itália, sede da Cronos Comunicação.
O bloco é resultado de um projeto social desenvolvido pelo percursionista baiano Sérgio Revoluções com um grupo de 50 crianças e adolescentes do bairro Dom Aquino e região. Eles estão aprendendo, gratuitamente, a tocar instrumentos de percussão que são fabricados por Sérgio e Marcinho Costa, outro percursionista que apóia o projeto.
O lançamento do bloco Tripegada também dará início a uma série de ensaios para o Carnaval 2008. "Queremos inserir aqui em Mato Grosso músicas com tambores, ritmos afros. Não existe aqui uma banda de percussão que faça isso", explica Sérgio.
A festa no carnaval será uma vitrine para expor o projeto, que vai amparar muitos jovens carentes. Será também uma oportunidade de arrecadar algum dinheiro, que será revertido para a continuidade do projeto após o carnaval.
"Nessa segunda fase, depois que os alunos tiverem aprendido a tocar os instrumentos, nós vamos ensinar para eles outros ritmos e também a fabricar seu próprio instrumento", conta Sérgio. Ele e Marcinho também esperam que o bloco de carnaval seja útil para despertar a atenção de autoridades do governo e iniciativa privada, que queriam firmar parcerias e somar-se ao projeto.
O bloco Tripegada tem ainda o apoio da dupla Jackson e Giovane, dois expoentes da música regional mato-grossense, que também vêm à festa para tocar com a moçada. "Será a mistura de duas experiências com a música de raiz nacional, a afro e a sertaneja. Jackson e Giovane vão tocar teclado e baixo, acompanhando os outros músicos do bloco", explica Sérgio.