•       quinta, 21 de novembro de 2024
14/11/2009

Mês da Consciência Negra

Programação do Museu Afro Brasil

São Paulo, 14 de Novembro de 2009 - O Museu Afro Brasil elaborou uma programação especial para o mês da Consciência Negra, na qual inclui exposição sobre a história dos negros norte-americanos: "De King a Obama", que será inaugurada em 20 de novembro.

Segundo a assessoria do museu, a programação completa é a seguinte, com entrada grástis em todas as atividades:

Dia 17/11 - às 19 horas - Exposição Fotográfica África em Nós - lançamento de exposição e catálogo da Campanha Fotográfica Africa em Nós, promovido pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, da Secretaria da Cultura de São Paulo. São 100 trabalhos escolhidos pelo curador Valter Firmo, que foram produzidos por fotógrafos amadores e profissionais com a visão sobre o dia-a-dia do negro brasileiro. www.africaemnos.com.br. Exposição até dia 06 de janeiro de 2010.

Dia 19/11 - às 15 horas - Encontro com Fotógrafos Afro-Americanos e Afro-brasileiros. Membros da Associação Exposure Group (EG), fundada por fotógrafos afro-americanos se encontram com fotógrafos negros brasileiros para trocarem experiências e discutirem diferenças e semelhanças da atuação profissional e a questão racial.

20/11 - Dia da Consciência Negra, a programação comemorativa apresentará
- 17 horas - shows com os grupos musicais de tradição popular da Bahia, Nego Fujão e Cãos de Jacobina;
- 19 horas - Lançamento do livro "Texto de Negros e Sobre Negros" organizado por Emanoel Araújo (Ed. Museu Afro Brasil e Imprensa Oficial); Exposição e lançamento do livro "110 Telas, 60 Dias e Um Diário de Viagem - Amazonas 1975", de José Claudio da Silva (Ed. Imprensa Oficial). Exposição até 20/01/2010.

Exposição Eu Tenho um Sonho: De King a Obama - a Saga Negra do Norte . Abertura às 18 horas. Fotos, textos, caricaturas, objetos de campanha e cartazes que retratam a luta pelos direitos civis do negro norte americano, a partir da trajetória de Martin Luther King até a eleição de Barack Obama. Onze  artistas plásticos foram convidados pelo diretor-curador Emanoel Araujo para produzirem especialmente para a mostra, entre  eles: Antonio Helio Cabral, Antonio Peticov, Granato, Claudio Tozzi, Helena Sardenberg, Newton Mesquita , Alex Hornest, e o norte-americano George Preston. A curadoria é de Emanoel Araujo e de Donna Wells, da Howard University (in memorium). Até 25 de janeiro de 2010.

Dia 23/11 - às 18h30 abertura - "Seminário Inclusão e Exclusão dos Negros nos EUA e no Brasil" - De 23 a 25 de novembro, especialistas, pesquisadores e personalidades do Brasil e dos Estados Unidos discutirão os processos de inclusão e exclusão da população negra numa perspectiva comparativa entre os EUA e o Brasil no âmbito da Justiça, Políticas Públicas, Educação e Arte e Cultura.

Entre os convidados estão  o cônsul dos Estados Unidos, David Brooks; a antropóloga americana Sheila Walker; o pesquisador Howard Dodson, da Biblioteca Pública de Nova York; o escritor e cineasta, Joel Zito Araújo; e a professora e doutora, Eunice Prudente (Direito - USP).

A recente eleição do presidente negro, Barack Obama, cerca de quatro décadas após o fim do regime de segregação racial e a invisibilidade e dificuldades no negro brasileiro para ascender socialmente, mostram como as realidades destes países divergem e convergem em oportunidades sociais, educacionais e culturais, além do acesso jurídico e político das camadas pobres e negras da população.  Grátis. Inscrições abertas pelo e-mail: seminario@museuafrobrasil.com.br.

Serviço

Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/número - Parque Ibirapuera
Funcionamento - de terça a domingo, das 10 às 17 horas (permanência até Às 18 horas)
Informações e Agendamento - (11) 5579-0593 (grupos só terão acesso se previamente agendados e só poderão fazer visitação acompanhados por educadores do Museu Afro Brasil)
Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)
Entrada: Grátis
Site: www.museuafrobrasil.com.br