28/06/2007
O Enredo é frevo, mas o homenageado é Cartola
São Paulo, 28 de junho - Uma homenagem ao centenário do Frevo recheada de referências aos 100 anos de Cartola. Assim deverá ser o desfile da Mangueira em 2008, quando a verde-e-rosa vai apresentar o enredo "100 anos do Frevo, É de perder o sapato. Recife mandou me chamar..."
Segundo o carnavalesco da escola, Max Lopes, a idéia é unir as duas datas num grande desfile. "O importante é explicar que a Mangueira está inserida nas comemorações pelo centenário do frevo, sem deixar de reverenciar o nosso fundador", disse Max, durante a entrega da sinopse aos compositores, na última quinta-feira.
Ao fazer sua explanação no auditório da quadra, Max sugeriu que os sambas tenham a frase "É de perder o sapato", que também está no título do enredo. Além disso, pediu também que as obras façam referência às famosas sombrinhas coloridas usadas pelos dançarinos de frevo.
Ao tentar unir os festejos pelos 100 anos do frevo com a história de Cartola, Max Lopes atende, em parte, aos anseios dos torcedores e admiradores mangueirenses.
Com isso, a escola mirim Mangueira do Amanhã, acabou adiando a reedição do enredo "Cem anos de liberdade, realidade ou ilusão", para reviver no desfile de 2008, o enredo "Verde que te quero rosa... Semente Viva do samba, de 83", que homenageou Cartola.