09/03/2007
O Tio Sam ouve a nossa batucada
São Paulo, 09 de março - Cercado de um cinematográfico esquema de segurança, montado nesta sexta-feira (09-03) especialmente para proteger a sua visita ao Brasil, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, incluiu na sua programação a visita à ONG Meninos do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, onde ouvirá, juntamente com sua mulher, Laura, uma batucada bem brasileira. Alheio ao costumeiro e paralisante trânsito de São Paulo e às manifestações de protestos organizadas contra a sua presença no Brasil, o presidente dos Estados Unidos parou para ouvir "Brasil Pandeiro".
Na agenda divulgada pela Casa Branca, o presidente norte-americano só terá compromissos oficiais no Brasil na sexta-feira. Pela manhã ele visitou uma unidade da Petrobras, depois reuniu-se e almoçou com o presidente Lula e o governador de São Paulo, José Serra. Depois é que foi conhecer a ONG Meninos do Morumbi.
O coordenador da ONG Meninos do Morumbi, Flávio Pimenta, adianta o que o presidente Bush irá ver.
"Nós vamos mostrar três músicas para ele, com capoeira, com bastante dança, com bastante sabor brasileiro". Uma das músicas é o "Brasil pandeiro", dos anos 70. Começa dizendo que o "Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada", anuncia o coordenador da ONG, Flávio Pimenta
A ONG já recebeu, no passado, a visita do ex-secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, em 2004; e do primeiro-ministro da Inglaterra, Tony Blair, em 2001.
A Associação Meninos do Morumbi, criada em 1996 por Flávio Pimenta, é formada por mais de 4.000 crianças e adolescentes da cidade de São Paulo. A maioria é moradora dos Bairros de Campo Limpo, Paraisópolis, Morumbi, Vila Sônia, Jardim Jaqueline, Real Parque, Caxingui, e Municipios de Taboão da Serra e Embu. O grupo tem na prática musical uma forma de criar alternativas de estudos e de profissionalização para crianças, adolescentes e jovens.