27/11/2007
Samba do Rio recebe título de patrimônio cultural do Brasil
São Paulo, 27 de novembro - Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seppir) e o Centro Cultural Cartola promovem nesta quinta-feira a cerimônia de titulação das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro (partido alto, samba de terreiro e samba-enredo) como patrimônio cultural do Brasil.
Sessenta sambistas receberão o título, após participaram do dossiê de defesa do registro, que ocorreu no dia 9 de outubro, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Ministério da Cultura.
A entrega do título e dos certificados será animada com samba e participação das seis escolas, entre elas Mangueira, Estácio de Sá, Portela, Império Serrano, Salgueiro e Vila Isabel.
A solenidade acontece no Palácio Capanema - Rua da Imprensa, 16, Centro, a partir das 19h. Uma roda de samba com vários bambas encerra a programação a partir de 20h30.