01/12/2006
Samba pode se tornar Patrimônio Cultural
São Paulo, 1º de dezembro - O Centro Cultural Cartola entrega oficialmente nesta sexta-feira (01/12) ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o pedido de registro das matrizes do samba no Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Vários sambistas participaram ativamente do projeto, entre eles Monarco, Xangô da Mangueira e Nelson Sargento. A pesquisa foi realizada por Rachel Valença, Aloy Jupiara, Carlos Sandroni, Helena Theodoro e Felipe Trotta, com a colaboração de Nei Lopes, Sergio Cabral, Roberto Moura, João Baptista Vargens e Marilia de Andrade.
A cerimônia contará com a presença do novo secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde; do atual secretário de estado de cultura, Noca da Portela; ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Luiz Fernando de Almeida, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; além de representantes das Velhas Guardas das Escolas de Samba, autoridades do Ministério da Cultura e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Às 19h, será inaugurada a exposição Samba, Patrimônio Cultural do Brasil, que ficará em cartaz no Centro Cultural Cartola.
Cerimônia de entrega do pedido de Registro do Samba Carioca
Sexta-feira (01/12)
Rua Visconde de Niterói, 1296 - Mangueira