23/02/2009
SP: Acesso atrai 18 mil pessoas
São Paulo, 23 de Fevereiro de 2009 - Segundo a PM de São Paulo, 18.354 pagantes compareceram ao Sambódromo neste domingo (22) para prestigiar o desfile do grupo de Acesso.
As oito agremiações, que brigam por duas vagas no grupo de elite paulistano começaram a se apresentar as 21h deste domingo (22). A campeã e a vice desfilarão no grupo especial em 2010.
A primeira a desfilar foi a Combinados de Sapopemba, que trouxe um enredo sobre as festas do povo brasileiro. A escola teve alguns problemas que podem fazer com que perca pontos. O segundo carro da escola perdeu a direção e ficou parado cerca de dois minutos durante o desfile. A bateria também saiu desfalcada, alguns integrantes chegaram quando a ala já tinha ultrapassado a faixa. A escola ainda teve problema com o enfeite do terceiro carro, que caiu e ficou pendurado durante o desfile. Entre os destaques, um carro que representava a festa do Halloween.
Outra escola a enfrentar problema nos carros alegóricos foi a Morro da Casa Verde, segunda a se apresentar. O segundo carro da agremiação teve problemas no eixo, e ficou travado algumas vezes na Avenida formando alguns momentos de buracos na apresentação. A escola trouxe diversas referências a lendas e festas do nordeste, com um enredo sobre o cangaço. Dois homens soltando fogo pela boca foram aplaudidos pelo público.
Terceira escola a entrar no Sambódromo, a Imperador do Ipiranga apresentou um desfile sobre São Jorge e sua influência em seus devotos. Entre os destaques da escola estão: a madrinha de bateria Adriana Lessa e o cantor de rap Rappin Hood, que mora no.Heliópolis, comunidade que foi homenageada em uma das alas. Já no final do desfile, a escola levou um susto, quando um dos carros teve um princípio de incêndio, controlado rapidamente sem deixar feridos.
A quarta agremiação a entrar na Passarela foi a Águia de Ouro, rebaixada em 2008. A escola, que pretende voltar ao Especial entrou na Avenida as 0h05 animando o público desde o início do desfile. A agremiação da Pompéia se apresentou em 52 minutos com um enredo sobre as danças do Brasil, entre elas: candomblé, afoxé, maracatu e o festival de Parintins.
A quinta escola a se apresentar foi a outra rebaixada do Grupo Especial no ano passado, a Camisa Verde e Branco entrou na Passarela à 1h01 com um samba pregando a paz universal e levou 55 minutos para se apresentar. Uma ala de feridos com órgãos cenográficos expostos foi um dos destaques.
A Barroca Zona Sul foi a sexta agremiação a entrar no Sambódromo com um samba-enredo sobre a história de São Paulo. Um dos destaques foi o segundo carro alegórico, que trazia mulheres fantasiadas de gueixas saudando o público.
A Acadêmicos de Tatuapé, que trouxe a ex-big brother Jaqueline Khury como rainha de bateria foi a penúltima a se apresentar em um Sambódromo já meio vazio. Com 1.500 componentes, a escola homenageou o bairro Tatuapé.
A Dragões da Real fechou os desfiles do Acesso por volta das 04h50. Antes de entrar na Avenida, componentes da escola fizeram homenagem ao torcedor Nilton César de Jesus, morto por um policial militar em Brasília em dezembro de 2008. A escola mostrou o enredo "Bem-vindos à idade mídia" sobre a relação entre a tecnologia e o homem.