23/02/2009
SP: Segundo dia de desfile sem incidentes graves
São Paulo, 23 de Fevereiro de 2009 - O segundo dia de desfile do grupo Especial de São Paulo, ocorrido na noite do último sábado (21), foi de belos espetáculos e de poucos incidentes. Nenhuma escola ultrapassou o tempo de 65 minutos permitidos.
A primeira a desfilar foi a Leandro de Itaquera, no retorno ao Grupo Especial, a escola da Zona Leste fez a festa das periferias do Brasil e prestou homenagem à atriz Regina Case, que veio no último carro, passou bem. A Pérola Negra foi a segunda escola a se apresentar. Com o enredo "Guiado por Surya, pelos caminhos da Índia em busca da pérola sagrada", do carnavalesco André Machado,, a agremiação fez uma boa apresentação com show da bateria e sua madrinha, a atriz Juliana Alves.
A vice-campeã de 2008, Mocidade Alegre foi a terceira escola a pisar no Sambódromo, a escola mostrou o "coração" em suas diversas formas: histórica, lúdica e carnavalesca. Com o enredo: "Da chama da razão ao palco das emoções... Sou máquina, sou vida, sou coração pulsando forte na avenida", a escola é uma das candidatas ao titulo. A bateria do Mestre Sombra empolgou o público com seu "Ritmo Puro" e coreografias. O desfalque da escola ficou por conta de Nani Moreira, que em mudança de última hora foi substituída por uma rainha mirim, a Naninha.
A Acadêmicos do Tucuruvi desfilou a cidade mineira Ouro Preto pelo Sambódromo do Anhembi. A quarta escola a desfilar trouxe a madrinha de bateria Sheila Mello, que esbanjou simpatia. A bateria, comandada por Mestre André, apesar de deixar os primeiros setores a ver "navios", passou muito bem pelo Sambódromo.
A Gaviões da Fiel fez um desfile mostrando a evolução humana a partir da criação da roda. A escola trouxe as ex-BBBs Jaqueline Khury, que desfilou no segundo carro e Sabrina Sato, como destaque de chão à frente da terceira alegoria. Já perto da dispersão, houve um tumulto na saída entre um técnico da TV Globo e integrantes da escola, O técnico ficou ferido e precisou de atendimento médico. Desde a concentração, a imprensa já não estava sendo muito bem recebida por alguns integrantes da escola, que junto a alguns seguranças foram proibidos de realizarem seus trabalhos.
Além de precisar acelerar o passo no fim para não estourar o limite de 65 minutos, a atual campeã Vai-Vai, penúltima escola a desfilar, passou pela dificuldade de 13 integrantes da comissão de frente passarem mal por desidratação no final da apresentação. Segundo o Corpo de Bombeiros, o mal-estar foi causado pela fantasia. A escola foi bem, agitando as arquibancadas como sempre e briga pelo bi.
A Império de Casa Verde, que fechou o desfile e manteve a tradição de carros enormes, trazendo um carro com um tigre de 55 m (símbolo da agremiação) e bolo gigantes. O felino tinha movimento e urros que podia ser ouvido por quem estava no Sambódromo. A escola mostrou em seu enredo, os feriados do calendário, destacando seu aniversário de 15 anos. É uma das candidatas ao título. O casal Belo e Gracyanne Barbosa participou do desfile, Belo no time de intérpretes e Gracyanne a frente da bateria.
Pela enquete realizada pela TV Globo, os telespectadores elegeram Gaviões da Fiel e Mocidade Alegre com a nota 9,4. No primeiro dia de desfiles, a Mancha Verde recebeu 9,7.
A Leandro de Itaquera ficou com (8,5), Pérola Negra e Acadêmicos do Tucuruvi com (8,9) e Vai-Vai com (8,1).