31/07/2007
União da Ilha prepara a volta do samba-enredo de 82
São Paulo, 31 de julho - A União da Ilha, no grupo de acesso desde 2001, projeta para 2008 a tão esperada volta para o Grupo Especial. E para que esse sonho seja possível de realizar, a escola volta 25 anos no tempo, mais precisamente para o ano de 1982, quando o samba-enredo "É hoje" colocou definitivamente a Ilha entre as grandes escolas do Rio de Janeiro.
O samba ganhou releituras de diversos artistas da música popular brasileira nos anos posteriores. Porém, uma informação para quem aguarda a reprodução fiél do enredo daquela época: apenas a letra vai ser reeditada. O restante, incluindo o título, alterado para "É hoje o dia", vai ser diferente. O relançamento será no próximo dia 6 de agosto na quadra da escola.
O carnavalesco Jack Vasconcelos explica como a União da Ilha vai se apresentar no próximo Carnaval: "As pessoas não devem esperar uma repetição do enredo original, o qual se baseava num livro de caricaturas do cartunista Lan com textos de Haroldo Costa. Ele retrata os personagens, as peças do jogo de um desfile, a razão histórica de uma escola se apresentar daquela maneira, em cortejo".
Jack explica que a União da Ilha vai beber da mesma fonte, mas desta vez destacando a influência negra na cultura brasileira, e também a miscigenação com o viés católico europeu.
"Vamos explicar porque os enredos contam somente estórias passadas, pois ele é filho do griot, que é a história oral passada de pai para filho na cultura africana".
A União da Ilha espera que mais de 2500 integrantes componham a escola no desfile, para preencher as 25 alas e os 5 carros alegóricos. A previsão de início dos trabalhos de barracão é para meados do mês de agosto.