28/11/2007
Academia Brasileira de Letras debate samba e frevo no Rio
São Paulo, 28 de novembro - O último seminário de 2007 da série "Brasil, brasis" na Academia Brasileira de Letras discutirá a poesia no samba e no frevo. O evento terá a presença do sambista Nelson Sargento, do cantor Lenine, do enciclopedista Nei Lopes e de Leonardo Dantas.
Dentre os convidados, Nelson Sargento, 75, participa há mais de 50 anos da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Favelado e pintor de paredes, Sargento se firmou como um grande compositor, apesar das dificuldades financeiras.
Com o título de "Ritmo e Poesia: Samba no Pé, Samba no Verso", o evento ocorre na próxima quinta-feira (29) a partir das 19h30 no Teatro R. Magalhães Jr, que fica no próprio prédio da ABL no Rio de Janeiro e a entrada é gratuita.
Os acadêmicos José Murilo de Carvalho e Alberto da Costa e Silva participam do seminário como coordenador e expositor, respectivamente.
Sargento disse que não é a primeira vez que vai à ABL. "Eu já tive a oportunidade de almoçar com os imortais", afirma o sambistas, em referência a como são chamados os eleitos da academia.
"É uma palestra ilustrada com música, algumas com disco", afirmou Sargento sobre como pretende organizar sua apresentação.
Sobre a questão de algum dia um sambista vai chegar à ABL. Sargento afirmou que isto não lhe parece ser muito difícil e que ele gostaria muito que isto acontecesse.
"Agora, isto não é difícil, não. Com só um livro você pode se candidatar pelo regulamento da academia", disse o sambista. Ele defende uma possível candidatura de Nei Lopes, que também é compositor, além de enciclopedista.
"Ritmo e Poesia: Samba no Pé, Samba no Verso", quinta-feira (29), às 17h30. Teatro R. Magalhães Jr na ABL: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, RJ, tel. 21/3974-2500. Grátis