04/10/2007
Documentário sobre o cotidiano da Velha Guarda da Portela
São Paulo, 04 de outubro - Com estréia prevista para abril de 2008, o novo longa-metragem de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor vai falar de poesia e musicalidade. Em cena, estarão a intimidade e as histórias do bairro de Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio. O documentário abordará o cotidiano e a beleza da Velha Guarda da Portela para as telas do cinema nacional.
A idéia nasceu em 1999, quando Marisa Monte lançou o CD Tudo Azul - fruto de um trabalho de pesquisa da cantora, que garimpou sambas inéditos e ainda desconhecidos dos compositores da Velha Guarda. O registro dos ensaios e das gravações para o CD tornou-se o início das filmagens para o longa.
Imagens históricas revelam entrevistas e canções de Argemiro e Jair do Cavaquinho - sambistas da Velha Guarda que faleceram depois da gravação do CD Tudo Azul.
Marisa Monte participa ativamente do filme em shows, ensaios e nas visitas da equipe de filmagem aos redutos portelenses. O filme conta ainda com outras participações especiais, como Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. (OFuxico)