17/07/2007
Festival Solano Trindade agita Embu das Artes
São Paulo, 17 de julho - Um vento forte vindo da África vai fazer remexer as cadeiras das dançarinas e propagar o soar dos tambores de criolas, do maculelê, do samba e suas múltiplas manifestações. É o Festival Centenário Solano Trindade que acontece em Embu das Artes, nos dias 21 e 22 de julho, das 11 às 22 horas, dando início às comemorações do centenário do poeta, pintor, teatrólogo, cineasta, ator e folclorista Solano Trindade em 2008.
O evento, promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes e pelo Teatro Popular Solano Trindade (TPST), reunirá 40 grupos em shows musicais com Z´áfrica Brasil, Thobias da Vai-Vai, Osvaldinho da Cuíca, Revista do Samba, além de outras manifestações culturais afro-brasileiras de dança e música.
Com entrada gratuita, os espetáculos acontecerão no interior da sede do TPST e em palco montado na Avenida São Paulo, 100 - centro, onde se localiza o teatro.
A inauguração de um monumento em homenagem a Solano Trindade, confeccionado pelo escultor Jofe dos Santos, também marcará as comemorações. Haverá exposição de Arte Negra. A abertura oficial do festival será dia 21, às 11h, com a presença de autoridades e convidados.
Solano Trindade nasceu no Recife em 1908. Teve quatro filhos: Raquel, Godiva, Liberto e Francisco Solano. Atuou, além do Rio, nos Estados de Minas, Rio Grande do Sul e São Paulo. Iniciou junto com outros artistas, nos anos 60, na cidade do Embu, o núcleo cultural que contribuiu para o atual batismo de Embu das Artes, e onde Raquel Trindade, filha do poeta, fundou e mantém até hoje um grupo de teatro popular com o nome do pai.
Solano Trindade tinha uma poética combativa, social e popular e por opção. Defendia a linguagem simples para ser compreendida pelo povo. "Tem Gente com Fome" foi talvez, dentre seus poemas, o mais famoso, tendo sido musicado em 1975 pelo grupo Secos & Molhados. A censura, no entanto, proibiu a execução e somente em 1980 Ney Matogrosso, em carreira solo, incluiu a música em seu CD.
Festival Centenário Solano Trindade - Local: Avenida São Paulo, 100 - Centro - Embu das Artes, SP. Dias 21 e 22 de julho, das 11 às 22h.