01/12/2008
Minas Gerais lança centenário de Ataulfo Alves
São Paulo, 01 de Dezembro de 2008 - O lançamento nacional da programação do Centenário de Ataulvo Alves será nesta terça-feira (02/12), quando é comemorado o "Dia Nacional do Samba". O evento será no Palácio das Artes, uma das casas mais tradicionais de Belo Horizonte, onde serão recebidos os convidados durante uma solenidade repleta de atrações.
As 18h30, o projeto Terças Poéticas fará uma homenagem a Ataulfo nos Jardins do Palácio. Poetas e músicos presentes estarão declamando as musicas do homenageado. A partir das 19h30, no Teatro João Ceschiatti acontecerá uma solenidade, onde será lançado o site oficial do centenário www.ataulfoalves100anos.com.br, a programação para o ano de 2009 e exibição de um vídeo institucional. As 22h30 uma roda de samba será aberta ao publico.
Segundo o coordenador geral do Centenário de Ataulfo Alves, Leonardo Dib, este centenário fará de Minas o estado do Samba em 2009. O centenário foi batizado, como "Leva meu Samba" uma de suas composições, sendo também o hino oficial desta celebração.
Nascido na cidade de Miraí, no dia 02 de maio de 1909, aos 17 anos Ataulfo Alves foi para o Rio de Janeiro onde começou a sua história no samba. Na década de 20, Ataulfo freqüentava o bairro Estácio de Sá, local onde surgiu a estrutura do samba como conhecemos hoje, centrada no violão e nos instrumentos de ritmo. Ali, o rapaz vindo de Miraí, começava a ter os seus primeiros contatos com o gênero musical que seria sua identidade.
Sucessos como Ai que saudades de Amélia, Laranja Madura, Leva Meu Samba, Meus Tempos de Criança, Na Cadência do Samba, Pois é e tantos outros, fazem parte da sua vasta obra.