•       segunda, 27 de janeiro de 2025
24/01/2012

MIS recebe Nei Lopes

O sambista é o convidado da série “Depoimentos Para a Posteridade” do MIS

São Paulo, 24 de Janeiro de 2012 - O cantor e compositor Nei Lopes é o homenageado da série “Depoimentos Para a Posteridade” do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro deste mês. O evento, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura do Rio, acontece nesta quarta-feira (25/01) a partir das 13h30.

O escritor e mestre da cultura afro-brasileira, Nei Lopes contará sua trajetória, lembrará de parceiros e de casos da música brasileira e deixará seu testemunho para as gerações futuras. A mesa terá a coordenação da pesquisadora Rachel Valença, vice-presidente do MIS, e as presenças do escritor Alberto Mussa, do músico e compositor Claudio Jorge, do jornalista Fernando Molica e do historiador Joel Rufino.

Nei, que completa 70 anos, no dia 9 de maio, comemora o aniversário com o lançamento de três livros: “Dicionário da hinterlândia” (sobre as origens dos nomes dos bairros do subúrbio carioca); a reedição do seu “Dicionário banto”; e um romance, “A Lua triste descamba”.

Nei Braz Lopes nasceu no Rio de Janeiro, em 1942. Em 1962, ingressou no curso de Direito na Faculdade Nacional de Direito, onde se formou em 1966.

Nei entrou para a ala dos compositores do Salgueiro, em 1963, suas primeiras músicas foram gravadas por Alcione, em 1972. Em 1975, conhece seu principal parceiro, Wilson Moreira, com quem compôs clássicos como “Senhora liberdade”, “Judia de mim” e “Gotas de sereno”. Mas Nei também tem outros parceiros ilustres como Claudio Jorge, João Nogueira e Luiz Carlos da Vila, entre outros.

O escritor Nei Lopes também aprofunda as questões sociais e afro-brasileiras em livros como “O samba na realidade”, de 1981; e “Dicionário banto do Brasil”, de 1996. 

O projeto “Depoimentos Para a Posteridade”, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional, foi criado pelo MIS em 1966. Atualmente conta com um acervo de mais de mil depoimentos, com quatro mil horas de material gravado em áudio e vídeo de figuras notáveis, como Cartola, Nelson Rodrigues, Tarsila do Amaral, Isaac Karabitchesky, Dona Ivone Lara e Cacá Diegues.

Serviço

Evento: Depoimento de Nei Lopes
Casa: Museu da Imagem e do Som do RJ
Dia e Hora: Quarta-feira (25/01) as 13h30
Preços: Entrada franca
Capacidade: 56 pessoas
Endereço: Praça Luiz Souza Dantas, 01, Praça XV
Informações: (21) 2332-9520 / 2332-9524