07/07/2008
Monarco, Marquinhos e Tia Surica reverenciam o samba
São Paulo 7 de julho de 2008 - Turma de bambas da Portela, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Monarco e Tia Surica fazem reverência ao samba de raiz da Azul e Branco em show nos dias 11 e 12 de julho, sexta e sábado, às 21 horas, na Choperia do SESC Pompéia. O trio de sambistas prepara repertório de composições de portelenses que fazem e fizeram sucesso, como Tudo menos Amor, Você foi um atraso no meu caminho e Geografia Popular.
Tia Surica mostra aos paulistanos um pouco do que rola no famoso Cafofo da Surica, casa da sambista, onde acontece uma das rodas de samba mais comentadas do bairro carioca de Oswaldo Cruz. Tia Surica recicla outros portelenses de raiz, como Casquinha (Amor interesseiro) e Jair do Cavaquinho (Você foi um atraso em meu caminho).
Membro mais jovem da Velha Guarda da Portela, Monarco é autor de músicas que foram sucessos nas vozes de Martinho da Vila (Tudo menos Amor), Paulinho da Viola (Passado de Glória) e Clara Nunes (Rancho da Primavera). Sua música exibe a forma tradicional dos autênticos sambas de terreiro. No repertório, constam músicas autorais como Quitandeiro, Tudo Menos Amor, O Lenço, Passado de Glória e Vai Vadiar.
Marquinhos de Oswaldo Cruz - Marcos Sampaio adotou o nome do berço da Portela, o bairro Oswaldo Cruz, como sobrenome artístico. Sua forte ligação com o samba o incentivou a resgatar o Pagode do Trem, festa realizada no dia do samba (2 de dezembro), em que os sambistas saem arrastando o povo na cadência do samba, ao longo dos trilhos do trem, até a apoteose no subúrbio carioca. Também ajudou a revitalizar o bairro boêmio da Lapa, com a roda - de - samba dos Arcos.
Choperia do SESC Pompéia: Rua Clélia, 93. Dias 11 e 12 de julho, sexta e sábado às 21h - tel. 3871-7700. Ar condicionado e acesso para deficientes físicos. Ingressos - R$ 16,00 (inteira).