30/08/2007
Músicos celebraram domínio público das obras de Noel
São Paulo, 30 de agosto - Para celebrar a entrada das obras do sambista Noel Rosa ao mundo do domínio público, seis cantores da noite sorocabana fizeram uma roda de samba no Depois Bar e Arte. Eles interpretaram os grandes sucessos do patriarca do gênero.
Nascido na Vila Isabel, subúrbio do Rio de Janeiro, em de dezembro de 1910, Noel morreu jovem, em 4 de maio de 1937, ao 26 anos de idade, vítima de tuberculose que ele herdou da vida boêmica que levou. Agora, 70 anos após sua morte, toda a sua obra passa a ser de domínio público.
Uma das líderes do grupo, a intérprete Márcia Mah, conta que a idéia surgiu como forma de homenagear e divulgar a obra do que chama de baluarte do samba. "Foi ele o responsável pela formatação e pela popularização do samba. Até então o gênero marginalizado. Noel o levou para dentro das casas", comentou a cantora.
O grupo que homenageou o compositor é formado por Fabinho, violão de 7 cordas, Nenê, violão, Marcelo, flauta, Índio, pandeiro, Chico, surdo, e Márcia Mah, vocal.