05/07/2008
Paulínia exibe o Documentário O Mistério do Samba
São Paulo, 5 de julho de 2008 - Em noite de gala cheia de pompa e convidados, foi inaugurado na última sexta-feira (4/7) o Theatro Municipal de Paulínia SP.
O Theatro de Paulínia foi palco do I Festival de Cinema da cidade. Além de homenagens, a noite também contou com a primeira exibição mundial de "O Mistério do Samba", documentário de Lula Buarque de Hollanda e Carol Jabor, que estréia em agosto.
O "Mistério do Samba" acompanha a pesquisa que a cantora Marisa Monte iniciou para produzir o disco "Tudo Azul", de 2000. No documentário, a entrevista de Marisa Monte com Paulinho da Viola e um grande encontro musical na quadra da escola (que reuniu Zeca Pagodinho, Monarco, Paulão 7 Cordas e a Velha Guarda) são os eixos do filme. Há imagens de 1996, até. Ou seja, o trabalho levou nove anos para ficar como chegará às telas.
Não é um filme sobre escolas de samba, nem sobre como o ritmo se tornou a representação do brasileiro (tese do livro homônimo de Hermano Vianna). Os 88 minutos de imagens mostram o cotidiano dos componentes da Velha Guarda da Portela, uma espécie de "Academia", com uma lógica de funcionamento à parte da escola de samba.
A cidade de Paulínia, que recebe o primeiro festival de cinema, com documentário sobre samba, está localizada no interior de São Paulo e desde 2005 a prefeitura investe em cinema, por meio do Pólo Magia do Cinema.
A cidade criou uma film commision para atrair filmagens, abriu edital para financiar produção de filmes, tem escola para preparação de atores.