São Paulo, 29 de Abril de 2010 - Nesta sexta (30/04) e sábado (01/05) os músicos Mário Sève (saxofonista) e David Ganc (flautista) fazem dois shows para o lançamento do livro de partituras e do CD "Choro Duetos - volume 1 - Pixinguinha & Benedito Lacerda".
O livro e o CD são editados pela Irmãos Vitale e o livro tem prefácio assinado pelo jornalista, crítico e historiador Sérgio Cabral. O trabalho é inédito e preenche uma lacuna histórica: pela primeira vez, os contrapontos criados pelo sax tenor de Pixinguinha foram transcritos e organizados juntamente com a melodia gravada pela flauta de Benedito Lacerda, para serem estudados e praticados em diversas formações instrumentais.
A obra foi elaborada a partir da audição das antológicas gravações que Pixinguinha e Benedito Lacerda gravaram nos anos 1940 e que estarão no repertório dos shows: "Acerta o passo", "Ainda me recordo", "Descendo a serra", "Naquele tempo", "Os oito batutas", "Proezas de Solon", "Sedutor", "Segura e ele", "Seu Lourenço no vinho", "Sofres porque queres", "Vou vivendo" e "Um a zero".
Contraponto e solos imortais - Mário Sève e David Ganc já lançaram um disco antológico - “Pixinguinha + Benedito” (Núcleo Contemporâneo/2005). Agora, com este livro de partituras e CD, oferecem também aos instrumentistas e aos amantes da boa música a oportunidade de conhecer melhor a obra dos dois grandes mestres. Além de Mário Sève (sax tenor) e David Ganc (flauta), participam do novo álbum e dos shows Márcio Almeida (cavaquinho), Rogério Souza (violão 7 cordas) e Celsinho Silva (percussão).
No prefácio, Sérgio Cabral conta, em tom delicioso, como começou a aproximação de Pixinguinha e Benedito Lacerda. “Não se sabe se no tempo em que ambos trabalhavam na mesma emissora de rádio, num estúdio de gravação ou quando resolveram formar uma dupla, quando Pixinguinha aderiu ao saxofone, ficando Benedito como flautista”. O certo é que ambos, com todas estas histórias, são revividos agora por dois craques da música instrumental brasileira: Mário Sève e David Ganc.
Sobre Mário Sève
Saxofonista, flautista, compositor e arranjador, integrante e fundador dos quintetos Nó em Pingo D’Água e Aquarela Carioca, com os quais gravou 12 discos e recebeu muitos prêmios. Faz parte do grupo de Paulinho da Viola desde 1996. Escreveu o livro "Vocabulário do choro" e coordenou o "Songbook do choro", lançados pela editora Lumiar. Produziu, de 2000 a 2004, o festival anual Riochoro, onde reuniu grandes nomes do gênero. Foi diretor artístico do Centro de Referência da Música Carioca (2007 a 2009) e premiado em inúmeros festivais. Gravou os CDs "Bach & Pixinguinha" (2001), com Marcelo Fagerlande; "Choros, por que sax?" (2004), com Daniela Spielmann; "Pixinguinha + Benedito" (2005), com David Ganc; e "Casa de todo mundo" (2007), com suas composições e várias participações especiais. Em 2008, Carol Saboya lançou um CD com canções exclusivas de sua autoria.
Sobre David Ganc
Carioca, saxofonista, flautista e arranjador, iniciou sua carreira nos anos 1970 na banda A Barca do Sol. Lançou quatro CDs solo: "Baladas brasileiras"; "Caldo de cana"; "David Ganc & quarteto de cordas Guerra Peixe interpretam Tom Jobim", indicado para o Prêmio Tim de Música 2005; e "Pixinguinha + Benedito", com Mário Sève. Entre produção e coprodução somam-se 20 CDs. Como músico de estúdio, ultrapassou a marca de 200 discos gravados com artistas consagrados da MPB. Apresentou-se no Mellon Jazz Festival 2001, em Pittsburgh, (EUA), no concerto Tones of nature, um tributo a Tom Jobim. Realizou turnê de seu CD "Caldo de cana no sul dos EUA". Participou do CD "Sopro contemporâneo brasileiro – uma seleção dos melhores instrumentistas de sopro do Brasil" – lançado em 1994 pelo selo Visom Digital, e do CD "Os bambas da flauta" (Kuarup, 2003).
Serviço
Evento: Shows e lançamento do livro "Choros e duetos - vol. 1 - Pixinguinha & Benedito Lacerda
Casa: Sala Municipal Badem Powell - Capacidade: 508 lugares
Dia e Hora: Sexta (30/04) e sábado (01/05), às 20 horas
Preços: Entrada. R$ 20,00. Livro+CD R$ 58,00
Endereço: Avenida Copacabana, 360 - Copacabana
Informações: (21) 2548-0421