13/07/2007
Sambista carioca vai cantar a música-tema do Pan
São Paulo, 13 de julho - A abertura dos Jogos vai inverter a máxima brasileira de que tudo aqui acaba em samba. Pelo menos hoje começa com batuque. O ritmo genuinamente tupiniquim dará início à festa. A música-tema "Viva essa Energia", de Liminha e Arnaldo Antunes, vai dar a largada para o deslumbre visual concebido pela carnavalesca Rosa Magalhães e para o desfile das delegações dos 42 países. Quem vai fazer as honras da casa e interpretar o samba-exaltação dos autores paulistas é a carioca Ana Costa, 39.
Diferentemente de outros grandes eventos esportivos, que apelaram para celebridades internacionais do mundo pop - Björk cantou a música-tema dos Jogos Olímpicos de Atenas- 2004 e Rick Martin foi o intérprete na abertura da Copa do Mundo-1998, por exemplo -, a organização do Rio-2007 evitou nomes óbvios, como seriam os de Ivete Sangalo ou Daniela Mercury, por exemplo, e fez uma escolha coerente: chamou uma sambista para cantar um samba.
Ana Costa, não é conhecida do Oiapoque ao Chuí, mas conta com bastante notoriedade no Rio de Janeiro. Com 17 anos de carreira, ela já participou da banda de Mart'nália, esteve presente no movimento que revitalizou o samba no bairro da Lapa RJ, no final da década passada, e em 2006 lançou um dos melhores discos do ano no Brasil: "Meu Carnaval", pela Zambo Discos.
Ana enxerga a aparição na abertura dos Jogos como uma grande oportunidade de se mostrar para diversos tipos de público. "É um ganho. O principal é as pessoas saberem que eu existo. Não é só um gueto que vai me assistir ou determinado público de samba, mas um país inteiro"