01/12/2008
Trem do Samba homenageará Candeia
São Paulo, 01 de Dezembro de 2008 - Em sua 13ª edição, o Pagode do Trem estará reforçado pela lembrança do 30° ano sem a presença de Candeia.
Em razão da comemoração do Dia Nacional do Samba cair em uma terça-feira, a abertura dos eventos será às 17h, na gare da Central do Brasil, com a bateria do mestre Faiscca. O show inicial será conduzido até as 20h30 por Marquinhos de Oswaldo Cruz que apresentará as Velhas-Guardas da Portela, do Império Serrano, da Mangueira, do Salgueiro e da Vila Isabel.
Os quatro trens com destino a Oswaldo Cruz começam as viagens as 19h. O primeiro trem homenageará Candeia, o segundo, que sai as 19h20 canta Silas de Oliveira. O terceiro reverencia Cartola e o quarto trem faz homenagem a Luiz Carlos da Vila, morto este ano.
Este ano, dezessete rodas de samba estarão distribuídas pelos dois lados da estação de Oswaldo Cruz. Cada lado contará ainda com três palcos-âncora com atrações até as 01h da quarta-feira. Um na Rua João Vicente, outro na Rua Atila Silveira e outro na Praça Paulo da Portela, onde se apresentarão as velhas-guardas, além de Zé Catimba, Grupo ABC, Ari do Cavaco e a bateria da Portela.
Na roda de samba da Rua Vicenzia, 195 se apresenta, o grupo Manga Preta, que homenageará o poeta Candeia cantando seu repertório, enquanto da cozinha sairão quitutes e pratos feitos à semelhança daqueles feitos por dona Leonilda. No fundo do quintal, a 3ª edição do livro 'Candeia - Luz da Inspiração' do escritor João Baptista Vargens estará sendo vendido junto com um CD de gravação caseira contendo sambas inéditos do compositor portelense com o preço de R$ 20,00.